No município de Castro, a quatro km da cidade, está o Colégio Instituto Cristão, uma das mais importantes instituições de ensino agropecuário do país.

É dirigido por holandeses e foi fundado em 1915.

mapa

E é lá que fomos morar!

Minhas lembranças agora já são muitas pois fiz o 1º e 2º ano primário ali.

Tínhamos um trole puxado por um cavalo de nome Petiço e que nos levava até a cidade para compras e passear.

trole

Castro está às margens do rio Iapó e tem um bom potencial turístico devido ao Canyon Guartelá, Carambei e Castrolanda.

Castro_1

Nessa foto antiga é como me lembro do Colégio.

antigo

Pinheiros, muito pinheiros rodeavam nossa casa que era grande, aconchegante, com lareira para nos aquecer do frio terrível que fazia por lá no inverno.

Havia dois lados: o dos rapazes, uma estrada no meio que levava a Tibagi e o lado das moças onde morávamos.

estrada castro

Foram anos deliciosos!!!

igreja

“ESFORÇA-TE E TEM BOM ÂNIMO; NÃO PASMES, NEM TE ESPANTES, PORQUE O SENHOR, TEU DEUS, É CONTIGO, POR ONDE QUER QUE ANDARES”. Josué, 1-9

Imagens: 1) pt.dreamstime.com; 2) http://www.diariodoscampos.com.br; 3) http://www.preciolandia.com; 4) http://www.castro.pr.gov.br

6 comentários em “CIDADES ONDE MOREI: 3. CASTRO (INSTITUTO CRISTÃO)

  1. Estivemos lá, por um tempo, partindo de Ponta Grossa, eu e meu irmão Rui, recém órfãos de mãe. Isso foi aí por 1944/45. Aos domingos íamos à igreja na cidade, os alunos num trolei, veículo parecido com as antigas diligências, os diretores/mestres num veículo semelhante ao da foto. Talvez seja o mesmo. A estrada era de terra. prédio central, parece não ter mudado nada. Pela primeira vez revejo a paisagem, graças à internet. Revisitamos Ponta Grossa mês passado (Out/2017), eu partindo de São Paulo, Rui partindo do Rio. O tempo curto não nos permitiu revisitar o Instituto e a cidade de Castro. Talvez numa próxima ocasião. SAUDADES!

    1. Lutero, que prazer ler seu comentário! Meu pai, pastor, foi professor lá entre 1954 a 1958 se estou certa. A propósito, tive um professor em Antonina que se chamava Alípio Xavier Assunção. Será seu parente? Obrigada pela visita e volte sempre. Abraços.

  2. Olá Sílvia. Minha avó (que está aqui do meu lado), na época registrada como Joyce Franco de Almeida. Hoje Joyce de Almeida Figueira. Sempre conta do colégio. Estudou lá por 2 anos. Entre 1947 e 1948. Tinha 11 anos quando chegou. Se recorda emocionada dos tempos em que estudou, das coisas que aprendeu, e das amizades que fez. É dificil encontrar mais informações, assim como fotos da época na internet.
    Se lembra muito de uma amiga querida Carmem Ramos de São Paulo (era a única de SP).
    Se lembra de ter no terreno na época, apenas a casa principal, onde ficavam no andar de cima as meninas, em baixo era refeitório, secretaria e diretoria. Conta que os meninos ficavam, assim como você contou, do outro lado da estrada.
    Nos fins de semana iam à beira do rio fazer sapecada de pinhão. E lembra-se como se fosse ontem de comer um patê de torresmo que ajudava a esquentar o corpo no inverno.
    Lembra-se também de uma sala lotada de caqui (quando era época). Cáqui até o teto!
    Conta que tomavam banho de gamela, sim! Gamela de madeira, quando não havia chuveiro. Mais ou menos um ano depois chegou chuveiro, e foi uma festa!
    Queríamos muito entrar em contato para recordar esses tempos.

    Deixarei meu email (Marina, neta da Dona Joyce)

    1. Marina, que alegria ler o relato que fez a pedido de sua avó, Joyce! Meu pai foi professor lá (era pastor também) e minha mãe tocava piano e acordeon nas festas que faziam lá. Pena não ter conhecido sua avó porque chegamos lá por volta de 1956. Dê um abraço grande nela por mim! Voltem sempre me visitar aqui no blog. Beijos!

      1. Nossa…..eu aqui…. agora me bateu uma grande nostalgia…vc falando do seu pai professor e pastor e que sua mãe tocava piano….lembrei com muita saudade de quando estudei lá boas anos 1976….1977….1978….e tinha um pastor casado com uma senhora que se chamava Elisa e eles tinham duas filhas….eu lembro do nome de uma que se chamava Raquel….a outra não me recordo mais…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s