PORTUGAL 9- COMIDAS (3ª PARTE)

Hoje começo com um café da manhã maravilhoso no Porto, especificamente no Negra Café.

Que lugar deslumbrante, com salas de espera lindamente decoradas e um serviço excelente. Acertamos em cheio!

Nosso primeiro prato, croissant quentinho com manteiga, presunto e queijo e uma xícara de cappuccino.

Depois, um bolo de chocolate de comer rezando.

Em minha penúltima noite em Lisboa, fomos ao Restaurante Laurentina, O Rei do Bacalhau.

Como o nome já diz, ele reina absoluto!

O espaço é bem grande, com várias salas e sempre muito concorrido.

E meu prato escolhido foi o Bacalhau com Natas.

Vou contar uma coisa: nunca fui fã de bacalhau, mas como ir a Portugal e não comê-lo?

E confesso: estava muito bom!

Ainda no Brasil, tivemos uma recomendação do meu filho Paulo Emílio, para irmos tomar café em uma padaria,a mais antiga de Lisboa. Bem-vindo à Padaria São Roque.

Quem a vê e “julga” por fora, nem imagina o que vai encontrar lá dentro!

O espaço é pequeno, suficiente para aconchegar cerca de 10 mesas e um balcão semicircular, onde muitos lisboetas e turistas fazem fila para comprar pão, tomar o pequeno-almoço, beber um simples café, ou provar a famosa Broa de Coimbra, que é o único local em Lisboa onde a podes encontrar.” (Lisboa Antiga)

“E é, atualmente, um dos sítios mais bonitos de Lisboa, muito graças à sua arquitetura interior, com traços de Arte Nova que a distinguem de qualquer outra padaria lisboeta.”LA

E lá tomamos nosso café.

Abaixo vou colocar fotos para vocês verem a quantidade de doces em várias confeitarias que paramos para fotografar e provar, é claro!

Outra.

Os nomes são únicos!

Não são maravilhosos?

Bom, depois de toda essa comilança, o próximo post vai ser: FERNANDO PESSOA!

Aguardem!

“BEM-AVENTURADO AQUELE QUE TEME AO SENHOR E ANDA NOS SEUS CAMINHOS! POIS COMERÁS DO TRABALHO DAS TUAS MÃOS, FELIZ SERÁS, E TE IRÁ BEM.” Salmos, 128- 1 e 2

PORTUGAL 8- COMIDAS (2ª PARTE)

Verdade!

Nem sei por onde começar…

Tá certo! Vou começar por um, Restaurante Dona Maria, no centro de Sintra.

Lembram que contei que chovia muito, mas esse almoço compensou, pois foi um dos melhores para mim!

A começar pelo aperitivo: um pãozinho quente, macio, que eu molhava no azeite enquanto bebericava um vinho!

Depois veio o nosso pedido: Penne com brócolis, queijo brie e camarão.

E prá não dizer que não falei em doces, que tal esse abaixo?

Travesseiro de Sintra.

O travesseiro de Sintra é um famoso doce português, feito com massa folhada e tradicionalmente recheado com creme de amêndoa. Ele foi criado em 1940, na cidade que o nomeia.

E agora vou contar sobre uma bebida que faz um enorme sucesso em Lisboa: a Ginginha!

A ginja, um frutinho vermelho conhecido também como cereja ácida, dá origem a uma das bebidas mais tradicionais de Portugal. E o melhor lugar em Lisboa para experimentar este licor de sabor adocicado é o café A Ginjinha, próximo à Praça do Rossio.

E vem nesses copinhos de chocolate!!!

O local é pequeno, tanto é que muitos frequentadores compram a dose da bebida e fazem a degustação em pé mesmo, na área que fica em frente ao estabelecimento. A dica é beber com moderação, pois a ginjinha é doce, mas forte!

(Eu, Fernanda, Ana, Michelle, Robert e Fabi)

Na foto acima, foi quando nos encontramos na LXFactory onde conheci mais amigas da Fabi.

A LXFactory é um espaço comercial e artístico da cidade de Lisboa. Fica no bairro de Alcântara, uma antiga zona industrial da capital portuguesa, e sua estrutura foi reformada em 2008 e hoje representa a inovação, criatividade e o empreendedorismo, com inspiração industrial.(Wikipédia)

Vejam a livraria que encontrei no local e o nome dela: “Ler Devagar”.

Foi o que fiz.

Notaram a bicicleta voadora?

E sabem do melhor? Passeávamos o dia todo, mas ainda tínhamos disposição para ficar em casa dividindo pizzas, vinho e doces.

Essa acima é a escolha da Fabi.

E essa abaixo, é a minha.

Cheese cake de sobremesa.

De pijama e brindando à vida!

E com as meias que compramos!

Como nos divertimos!!!

“INÚTIL VOS SERÁ LEVANTAR DE MADRUGADA, REPOUSAR TARDE, COMER O PÃO DE DORES, POIS ASSIM DÁ ELE AOS SEUS AMADOS O SONO.” Salmos, 127- 2

PORTUGAL-7- COMIDAS (1ª PARTE)

Até que enfim vamos falar sobre as comidas maravilhosas das terras portuguesas.

E em cada lugar que fomos, pudemos saborear os pratos típicos e famosos!

Claro que vou começar com dois: um doce e um salgado e preparem-se para salivar muito!!!

Ah, os Patéis de Nata (de Belém)!!!

“Pastel de nata é uma popular especialidade da doçaria portuguesa, de inspiração conventual. Foi criado por monges no Mosteiro dos Jerónimos e possui origem certificada.” Wikipédia

Preparada?

Gostamos mais da Manteigaria, que fica na Rua Augusta e forma uma enorme fila, sinal que já descobriram a melhor mesmo.

Pedi permissão para fotografar e fiquei encantada: a prática que eles tem, é incrível!

Bem, mas vamos ao salgado tão importante quanto: o Bolinho de Bacalhau!

Experimentei esse bolinho acompanhado de uma taça de vinho do Porto!

E, de novo, a sensação de sentir o tão famoso gosto!

Em uma noite fria de inverno em Portugal, o bacalhau pode ser servido com natas — recém-saído do forno, borbulhando em creme de leite — entre camadas de batata frita e fatias de cebola, temperado com noz-moscada. O bacalhau, ingrediente central de todos esses pratos, está profundamente arraigado na identidade culinária portuguesa. O país consome 20% da produção mundial.

Mas vamos continuar falando do bolinho.

O bolinho sendo preparado, aqui chamado de Pastel de Bacalhau.

Em um belo dia, fui me encontrar com a Fabi em seu trabalho e nos reunimos em um lugar bem diferente: “O Mercado de Campo de Ourique que é um mercado alimentar de bairro localizado em Lisboa, Portugal. O mercado foi inicialmente aberto em 1934. Foi remodelado em 1991 e, mais recentemente, em 2013. O mercado inclui bancas de comida gourmet.” Wikipédia

E aqui estão, da esquerda para a direita: o casal chefe, Bruno e Rachel,Clara, Fabi, eu, Letícia e Giulie. Adorei conhecê-los!

No Mercado de Campo de Ourique, tradicionais barracas de frutas e vegetais estão situadas ao lado de estandes que servem cozinha moderna e sofisticada. O Mercado tem uma enorme variedade de restaurantes e ‘bistrôs’. Há um lugar para comer um pedaço de carne de sua escolha, outro para um delicioso bacalhau, hambúrgueres, sushi, doces tradicionais portugueses, e muito mais.

E meu almoço foi no restaurante Vesúvio onde experimentei um capeletti ao molho de queijo brie com peras. Maravilhoso!

Também fiquei conhecendo uma outra amiga da Fabi: a Claudinha e lá fomos nós experimentar um bolo de chocolate único e com um segredo bem guardado.

“A Landeau Chocolate nasceu da paixão pela culinária e pelo chocolate em particular; por criar espaços acolhedores e únicos e acima de tudo pelo imenso prazer de receber todos os que partilham a paixão pelo chocolate!”

Uma comida deliciosa foi na Ribeira do Porto, restaurante Chez Lapin: um salmão com batatas ao murro e vinho branco.

E ficamos conhecendo o garçom que nos atendeu, Fábio, campeão de vôlei e de um carisma ímpar.

E para encerrar esse primeiro post sobre comidas, um brinde porque ninguém é de ferro!

“GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS, E, POR ISSO, ESTAMOS ALEGRES.” Salmos, 126- 3

PORTUGAL- 6- ÉVORA

Saímos de Lisboa em um ótimo ônibus rumo a Évora, com duração de uma hora e quinze minutos.

Imaginem uma cidade cercada por muros!

Évora é uma cidade-museu. Por onde você olha há alguma coisa interessante para ver. A arquitetura típica do Alentejo com as casas brancas e detalhes em amarelo, o Templo Romano, as muralhas.

Sendo considerada um museu a céu aberto, o centro histórico de Évora foi classificado como Patrimônio Mundial pelo Unesco. Além disso, ela está presente na Rede de Cidades Europeias mais antigas, sendo habitada pelos romanos.

(Abaixo a Praça do Giraldo)

Se você já conversou com alguém que visitou Portugal, com certeza já ouviu falar sobre a Capela dos Ossos, uma das atrações mais curiosas e até macabras de Portugal. Mas essa é apenas uma das atrações de Évora.

E claro, lá fui eu conhecer.

Logo na entrada, os dizeres abaixo.

Uau! E vamos entrando.

Um silêncio sepulcral (aí coube bem esse termo…)

A Capela dos Ossos foi construída no século XII por iniciativa de três monges franciscanos que, dentro do espírito da altura (contrarreforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento) pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Além da questão espiritual, também havia uma questão física, qual seja; existiam, na região de Évora, quarenta e dois cemitérios monásticos que estavam a ocupar demasiado espaço e locais estratégicos que muitos pretendiam utilizar para outros fins. Assim, decidiram retirar os esqueletos da terra e usá-los para construir e decorar a capela.

Foi calculado à volta de cinco mil ossos, entre crânios, vértebras, fémures e outros, provenientes dos cemitérios, situados em igrejas e conventos da cidade, e que foram ligados com cimento pardo e estão dispostos pelas paredes, tecto, colunas e mesmo no exterior.

Bem, vamos a um outro passeio bem mais revigorante: o Templo Romano.

O Templo Romano de Évora é sem dúvida a principal atração de Évora. Também conhecido como Templo de Diana, é a comprovação da presença romana em Portugal. É considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e sua construção é do século I d.C.

Bem em frente ao Templo, também fica um lindo jardim, chamado Jardim Diana, com uma vista incrível da cidade.

Abaixo a Igreja da Graça.

E, após todos os passeios, seguimos para pegar o ônibus e não podíamos deixar de registrar a bandeira de Portugal pelo caminho!

E as muralhas…

E nós, é claro!!!

“O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; A QUEM TEMEREI?”Salmos, 27-1

PORTUGAL- 5- SINTRA

Pensar em Sintra é lembrar do Palácio da Pena.

A história deste lugar mágico começa no século XII, altura em que ali existia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Pena. Neste mesmo local, D. Manuel I mandou edificar um Mosteiro, o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena, posteriormente entregue à Ordem de São Jerónimo.

O Palácio da Pena foi classificado como Monumento Nacional em 1910 e é o mais importante polo da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade desde 1995.

Acima o maravilhoso palácio visto em um dia de céu azul em que a Fabi teve a sorte de ver (a foto é dela).

Abaixo o dia em que estivemos lá e que infelizmente estava chovendo e nublado…

Outra foto de “antes” e depois…

(Foto do arquivo da Fabi)

Pois é, mas dentro pudemos ver toda a grandeza desse lugar.

Vejam o teto!

Uma obra de arte!

Azulejos sempre presentes!

Imagina tomar um chá nessa sala abaixo

Observem abaixo a ponte levadiça.

E vejam a parte externa, bonita mesmo com neblina…

E a chuva não deu trégua.

Abaixo, já voltando para o centro da cidade.

E procurando um restaurante…

E encontramos um dos melhores que vocês poderão ver em “Comidas”, um post somente com as iguarias da viagem.

Mais um dia super produtivo com minha filha, guia e companheira!

“A MINHA ALMA ANSEIA PELO SENHOR MAIS DO QUE OS GUARDAS PELO ROMPER DA MANHÃ; SIM, MAIS DO QUE AQUELES QUE ESPERAM PELA MANHÃ.” Salmos 130- 6

PORTUGAL- 4- ESTORIL E CASCAIS

A foto acima é de Estoril e nem tínhamos planejado parar ali, mas como eu queria conhecer o Cassino, ali ficamos e foi super gratificante conhecer mais esse local.

A viagem de trem até Cascais leva 40 minutos (sem contar essa nossa parada).

Mas voltando a escrever sobre Estoril, ali é seguramente um local que atrai muitos turistas, não só pelas belas paisagens, mas também pelos hotéis e cassino.

(Praia do Tamariz)

(Aproveitando a brisa do mar…)

Entramos no Cassino e é claro, só pudemos fotografar a entrada, que é grandiosa!

É enorme! Ficamos andando na parte inferior onde tem centenas de máquinas slots e nem chegamos a ir à parte superior onde ficam as roletas, etc.

Nosso objetivo naquele dia era conhecer Cascais.

À espera do trem.

Pelas ruas da cidade que tem no nome “Cascais- amontoado de cascas ou conchas”.

(Praia da Rainha)

(Museu da Vila)

(Estátua de Camões)

Luís Vaz de Camões foi um poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental. Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida.

Nascido no ano de 1524, sua maior obra foi “Os Lusíadas”.(Wikipédia).

E cá estamos nós, Fabi e eu, finalizando mais um dia lindo e cheio de aprendizado!

“QUANDO VEJO OS TEUS CÉUS, OBRA DOS TEUS DEDOS, A LUA E AS ESTRELAS QUE PREPARASTE; QUE É O HOMEM MORTAL PARA QUE TE LEMBRES DELE?” Salmos, 8- 3 e 4

PORTUGAL- 3- PORTO

Porto é uma cidade costeira no noroeste de Portugal conhecida pelas pontes imponentes e pela produção de vinho do Porto. No distrito medieval de Ribeira, às margens do rio, ruas estreitas de paralelepípedos passam pelas casas e pelos restaurantes dos comerciantes”. (Wikipédia) E lá chegamos depois de uma viagem de trem que levou três horas e meia.

(Lisboa-Porto)

Ficamos em um hotel bem em frente ao Mercado do Bolhão onde encontramos tudo: desde restaurantes, confeitarias, flores, frutas e tudo muito limpo e super organizado.

(Descendo as escadas do hotel)

Bem, eu nem me aguentava de curiosidade para conhecer a Livraria Lello; Fabi já comprara o ingresso com antecedência, mas mesmo assim, filas se formavam para conhecê-la.

Aqui já indo para a fila que tinha placas informando os horários dos ingressos.

Sim, é com razão que ela é chamada de “A mais linda livraria do Mundo”!

Foram muitas as fotos: mostrar os vitrais, a escadaria, as estantes…

A foto acima é dedicada ao escritor Saramago ( ele vai ter um post exclusivo mais adiante).

(Fabi e eu)

Esse dia foi bem estranho: chovia, abria sol, esquentava, esfriava muito e foi ali que comprei um gorro para me aquecer e proteger da garoa. Nada que tirasse nosso bom humor e a vontade de conhecer tudo!

(Pelas ruas da cidade)

(Acima céu azul e abaixo com chuva)

(Sé Catedral do Porto)

Essa é a chamada Torre dos Clérigos que no ano de 1753, a pedido da Irmandade dos Clérigos, Nicolau Nasoni apresentou o projeto para uma torre sineira para o conjunto dos Clérigos, que haveria de substituir as duas torres inicialmente previstas para as fachadas laterais da igreja. No ano seguinte iniciavam-se as obras daquela que viria a ser “a mais bela e altaneira Torre, dominando toda a paisagem urbana do Porto”. (Wikipédia)

(E aqui já estava bem frio…)

Essa é a ponte Dom Luís I que é a principal ligação entre o Porto e a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Feita em metal, a ponte mede cerca de 395 metros de comprimento e 8 de largura e divide-se em dois tabuleiros que ligam ambas as partes alta e baixa da cidade.

E abaixo um bom vinho esperando o salmão com batatas ao murro ( vocês verão brevemente em Comidas) e brindando nossa parceria que deu tão certo!

“DIREI DO SENHOR: ELE É O MEU DEUS, O MEU REFÚGIO, A MINHA FORTALEZA, E NELE CONFIAREI.” Salmos, 91-2

PORTUGAL- 2 LISBOA (2ªparte)

E vamos continuar nosso passeio por Lisboa.

Acima, o Miradouro do Adamastor onde chegamos de elétrico (bonde) muito usado por aqui.

Aquele ar nostálgico, não?

Lisboa tem uma rede de transportes excelente: trem, metro, ônibus e bonde.

Passamos por ruas e casas em que era preciso parar para fotografar.

E que tal essa?

Ah, os azulejos…

O jeito é fazer pose…

(Fabi e eu estamos tão encolhidas que parece até que está frio…)

Saímos de trem e fomos até a estação Oriente no Parque das Nações, a surpreendente área moderna de Lisboa.

Parque das Nações foi o nome dado ao bairro que surgiu no local onde se realizou a Exposição Internacional de Lisboa em 1998 e que ficou conhecida como EXPO´98.

Esse parque tornou-se um símbolo da Lisboa moderna com parques verdes e várias obras de arte públicas.

Acima “O GATO”, do Bordalo que já foi citado em um texto super especial da minha filha Fabiane: “A arte construindo um planeta melhor”. Vale a pena clicar e ler!

Fomos conhecer o Castelo de São Jorge.

Quando olhei para cima, quase desisti…

Ainda bem que a primeira parte foi de uma escada rolante, mas sim, tem ainda muita escada!

A vista é deslumbrante!

Durante o período dos reis e membros da corte, a Europa se encontrava em constante estado de guerra, o que tornou necessária uma construção capaz de resistir aos ataques.

E fomos andar pela Avenida da Liberdade com suas lojas de marcas variadas e hotéis muito chiques.

Como é inverno, as árvores estão com as folhas bem secas, mas no verão soube que ficam lindas.

Hora de ir para casa descansar…nossos pés estão bem cansados!

Aguardem o próximo post: PORTO!!!

“DIRIGE OS MEUS PASSOS NOS TEUS CAMINHOS, PARA QUE AS MINHAS PEGADAS NÃO VACILEM.”Salmos, 17- 5

PORTUGAL- 1-LISBOA

Passei exatamente 18 dias em Portugal, na linda cidade de Lisboa, em companhia da minha filha Fabiane que mora lá.

Cheguei dia 21 desse mês (fevereiro) e ainda estou tentando como fazer para ordenar mais de 800 fotos tiradas enquanto lá estive.

Mérito da Fabi que foi quem com muita paciência me fez de modelo…

Resolvi então, separar em 10 posts, sendo:

8. Fernando Pessoa

9. Saramago

10. Igrejas/Conventos

Já no primeiro dia em que lá estava, fomos de metro até o Terreiro do Paço.

Antes o que só vira em fotos, foi me aparecendo ao vivo e a cores: a Praça do Comércio, o Arco da Augusta, o Elevador de Santa Justa, a Baixa Chiado.

“A Praça do Comércio, ainda comumente referido pela sua antiga designação de Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos e que hoje está parcialmente ocupada por alguns departamentos governamentais.” (Wikipédia)

Gente, é tudo tão lindo, fica difícil explicar!

O Arco da Augusta está situado na parte norte da Praça do Comércio e sobre a Rua Augusta e olhando para cima é que vemos sua grandiosidade!

O Elevador de Santa Justa é composto por uma torre metálica onde circulam duas cabinas, e por uma passadeira que liga o piso superior à zona do Carmo. Sempre que passávamos por ela, parávamos para ouvir cantores que se revezavam e eram ótimos!

E nesse mesmo dia fui conhecer a Livraria Bertrand, fundada em 1732, sendo a mais antiga do mundo (que sobrevive até os dias de hoje).

Sem palavras…

E acima, uma sala dedicada a ele: Fernando Pessoa!

Em outro dia, pegamos o ônibus 735 até a Estação do Cais do Sodré onde fomos de comboio (trem) até Belém.

Passamos pelo Palácio Nacional de Belém (onde o Presidente Marcelo Rabelo de Souza trabalha); Mosteiro dos Jerônimos, Praça do Império, Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.

Foi um dos lugares que mais gostei!

Acima, eu e Fabi, que pediu a uma pessoa que nos fotografasse.

Padrão dos Descobrimentos uma estrutura gigante (olhem como fiquei pequenina perto dele) em formato de caravela e que representa a expansão ultramarina portuguesa, o espírito aventureiro e a determinação dos navegadores.

E aqui está a famosa Torre de Belém, uma fortificação que fica à margem do rio Tejo e antigamente cercada pelas suas águas. Hoje em dia, ela está em terra firme.

E claro que fiquei em casa depois de tanto sobe e desce porque descansar é preciso!

E, depois do merecido descanso, acabei saindo sozinha, cheia de recomendações da minha filha… até o Mercado de Santa Clara na Feira da Ladra, Jardim Botto Machado, Panteão Nacional e Mosteiro e Igreja São Vicente de Fora.

A Feira da Ladra é, para quem conhece Buenos Aires, parecida com a San Telmo só que muito maior e os principais itens comercializados são os artigos usados, velharias, colecionismo, antiguidade e artesanato.Na foto acima, já estava bem cansada depois de uma enorme subida!

E nessa foto, uma geral da feira com o Panteão ao fundo e foi para lá que me dirigi.

Esse é o Panteão que fica no Campo de Santa Clara e onde estão enterrados: Luís Vaz de Camões, Vasco da Gama, Alexandre Herculano.

Uma sensação única!

Por hoje vou encerrando por aqui para não cansar vocês, mas aguardem porque tem muuuuito mais!!!

“BENDITO SEJA O SENHOR, POIS FEZ MARAVILHOSA A SUA MISERICÓRDIA PARA COMIGO EM CIDADE SEGURA.” Salmos, 31- 21