Se eu tivesse que definir minha mãe em uma palavra apenas, essa seria ALEGRIA!
E, por isso, não vou escrever sobre o dia das mães de uma maneira triste, onde choramos em cada linha.
E nos meus guardados, encontrei esse texto de Hilda Lucas que define as mães de uma maneira sincera, generosa e autêntica.
Mãe faz cada coisa…
“Mãe é aquele ser estranho, louco, capaz de heroísmos, dramas e breguices com a mesma fúria; paga mico, escreve carta para Papai Noel, se faz passar por Fadinha do Dente, Coelho da Páscoa, Cuca, pede autógrafos para artistas deploráveis, assiste a programas, peças, shows horríveis, revê milhares de vezes os mesmos desenhos animados, conta as mesmas histórias centenas de vezes, vai prá Disney e ADORA!
Mãe faz escândalo, tira satisfação com professor, berra em público,dá vexame, deixa a gente sem graça, compra briga; é espaçosa, barulhenta, tendenciosa, leoa, tiete, dona da gente.
Mãe desperta extremos, ganas, irrita, enlouquece, mas… é mãe!
Mãe faz promessa, prestação, hora extra, prá que a gente tenha o que é preciso e o que sonha. Mãe surta, passa dos limites, às vezes até bate, diz coisas duras; mãe pede desculpas, mortificada… Mãe é um bicho doido, louco pela cria. Mãe é visceral!
Mãe chora em apresentação de balé, em competição de natação, quando a filha menstrua pela primeira vez, quando dá o primeiro beijo, quando vê a filha apaixonada no casamento, no parto… Xinga todo e cada desgraçado que faz a filha sofrer, enlouquece esperando ela ou ele chegar da balada… Mãe é uma espécie esquisita que se alterna entre fada e bruxa com uma naturalidade espantosa. É competente no item culpa e insuperável no item ternura, mas pode ser virulenta, tem um lado B às vezes C, D, E… Mãe é melosa, excessiva, obsessiva, repulsiva, comovente, histérica, mas não se é feliz sem uma. Mãe é contrato: irrevogável, vitalício, intransferível!
Mãe lê pensamento, tem premonição, sonhos estranhos. Conhece cara de choro, de gripe, de medo; entra sem bater, liga de madrugada, pede favor chato, palpita e implica com amigos, namorados,escolhas. Mãe dá a roupa de corpo, tempo, dinheiro, conselho, cuidado, proteção. Mãe dá um jeito, dá nó, dá bronca, dá força. Mãe cura cólica, porre, tristeza, pânico noturno, medos. Espanta monstros, pesadelos, bactérias, mosquitos, perigos. Mãe tem intuição e é messiânica: mãe salva. Mãe guarda tesouros, conta histórias e tece lembranças. Mãe é arquivo!
Mãe exagera, exaure, extrapola. Mãe transborda, inunda, transcende. Ama, desmama, desarma, denota, manda, desmanda, desanda, demanda. Rumina o passado, remói dores, dá o troco, adora uma cobrança e um perdão lacrimoso.
Mãe abriga, afaga, alisa, lambe, conhece as batidas do nosso coração, o toque dos nossos dedos, as cores do nosso olhar e ouve música quando a gente ri. Mãe tem coração de mãe!
Mãe é pedra no caminho, é rumo, é pedra no sapato, é rocha, é drama mexicano, tragédia grega e comédia italiana; é o maior dos clássicos, é colo, cadeira de balanço e divã de terapeuta. Mãe é madona-mia! É Deus me acuda! É mãezinha do céu, é a que padece no paraíso enquanto nos inferniza… Mãe é absurda e inexoravelmente para sempre e é uma só: não há mistério maior! Só cabe uma mãe na vida de um filho… e olhe lá! Às vezes, nem cabe inteira.
Mãe é imensurável! Mãe é a saudade instalada desde o instante em que descobrimos a morte. Mãe é eterna, não morre jamais. Bicho estranho, entranha, milagre, façanha, matriz, alma, carne viva, laço de sangue, flor da pele.
Mãe é mãe e faz cada coisa…”
Minha última foto tirada com minha mãe em 2001… minha homenagem a ela que era tudo isso e muito, muito mais!!!
Imagens: 1) http://www.novidadediaria.com.br; 2) enrebdomdaniel.blogspot.com
Somos tudo isso e mais um pouco. Feliz Dia das Mães.
É verdade, mana!!! Feliz dia das mães para você também!!! Beijos!!!
Lindo texto, Silvia. Bem verdadeiro. Feliz Dia das Mães para todas nós …👍🙏🍀
Obrigada, Regina!!! Feliz dia das mães para você e suas filhas que também são mães! Beijos!!!
Vó, foi pra mim uma mãe também, aprendi muito com ela, tristeza era uma das coisas que não existia em seu vocabulário, um ser inesquecível, que ficará guardado eternamente em meu coração com muito, muito amor!!!!
Malu querida! Parabéns pelo dia das mães e parabéns por ser uma vovó tão jovem! Grande beijo de saudades!!!
Parabéns, amigachefepoeta !!!! Esta sua crônica é irretocável !!! Mãe, um bicho muiiiito parecido, umas com as outras !!!! Afinal. Mãe é Mãe !!!! Parabéns pra todas nós, que tb merecemos !!!! Feliz dia das Mães !!!!!
O texto não é meu, mas assino embaixo!!! Feliz dia das mães, amiga viajante!!! Obrigada e beijos!!!
Feliz escolha do texto- verdadeiro, singelo , amoroso, às vezes até cruel, mas diz tudo do ser mãe em todas as horas de dedicação exclusiva! beijos e Feliz Dia das Mães! bjos
Obrigada, amiga querida!!! Feliz dia da “Tia-mãe” porque sei que existem muitas tias que são verdadeiras mães, como você! Beijos!
Feliz dia das mães…que aproveite bastante com sua filha Fabi,que tem que se multiplicar para substituir Vivi e Paulo…beijos
Obrigada, mana, mas a Fabi só vai substituir o Paulo Emílio porque a Vivi, André, Isadora e Heitor chegam amanhã!!! Feliz, feliz!!! Um lindo dia das mães para você também!!! Beijos!!!
Lindo Silvinha… Feliz dia das Mães… um super beijo e um forte abraço minha flor!
Obrigada, minha amiga querida!!! Feliz dia da tia-mãe!!!! Beijos!!!