E eu que só comia abacate com açúcar…
Em 2018, o Brasil produziu 235 mil toneladas de abacate, sendo o 6º maior produtor do mundo. Os estados que mais produzem são, principalmente, São Paulo (121 mil toneladas), Minas Gerais (50 mil toneladas) e Paraná (20 mil toneladas). Desta produção, quase 98% são consumidos no país e apenas 2% é exportado.
O abacate é uma fruta rica em vitamina C, E e K, além de minerais como potássio e magnésio, que ajudam a hidratar e a manter a saúde da pele e do cabelo. (Wikipédia)
Mas vamos logo ao GUACAMOLE.
O nome “guacamole” tem origens indígenas: “Ahuacatl” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”. Segundo a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo deus Quetzalcóatl. (Wikipédia)
O que não falta na comida mexicana, são os Nachos e o Guacamole e nós, brasileiros, acabamos por trazer para nós essa iguaria.
INGREDIENTES
1/2 abacate
1/2 limão
1 tomate
1 cebola
1 dente de alho
sal, pimenta
dois dedos de um copo de azeite
Doritos (como não encontrei, usei batatas fritas chips)
Primeiro amassei bem o abacate e já coloquei o limão espremido, o sal e a pimenta do reino.
Pique a cebola e o tomate bem miudinhos e amasse bem o alho.
Misture tudo e coloque o azeite.
Gente, deu super certo e ficou delicioso, ainda mais com as batatas chips que gosto mais.
Imagem do abacate: saude.abril.com.br.
“…UMA FORTE CIDADE TEMOS, A QUEM DEUS PÔS A SALVAÇÃO POR MUROS E ANTE MUROS. ABRI AS PORTAS, PARA QUE ENTRE NELA A NAÇÃO JUSTA, QUE OBSERVA A VERDADE.” Isaías, 25- 1 e 2.