Tudo começou, para mim, quando recebi um e-mail no Positivo onde trabalho: “O Instituto Positivo convida você a se tornar um voluntário do projeto de Contação de História. Os voluntários inscritos irão participar de encontros de formação para se tornarem contadores de histórias e, na sequência, serão encaminhados para o desenvolvimento de trabalhos voluntários em organizações sociais parceiras, conforme disponibilidade do voluntário”.
É claro que me inscrevi, pois como todos sabem, amo histórias e tenho dedicado uma boa parte do meu tempo a escrevê-las.
E foi na primeira aula que participei que passei a conhecer o trabalho tão maravilhoso do Instituto História Viva!
Mas o que é o Instituto História Viva?
Foi fundado em novembro de 2005 em Curitiba por ROSELI BASSI, que treina e gerencia os voluntários para se tornarem ouvidores e contadores de histórias.
“O objetivo principal dos projetos desenvolvidos é o de transformar para melhor os ambientes de dor e sofrimento de hospitais, asilos, abrigos e casas lares; valorizar a sabedoria dos idosos; levar as pessoas por meio das histórias: cultura, educação, carinho e alegria; e principalmente incentivar o saudável e imprescindível hábito da leitura”.
Ainda não terminei o curso nem fiz a “prova prática” que é a de ir contar história em um desses lugares, mas já deixo aqui a minha indicação e sugestão para todos que puderem que sejam também voluntários!
“A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido”.
(Maxwel Maltz)
Entrem e saibam mais no site:
http://www.historiaviva.org.br
Um comentário em “INSTITUTO HISTÓRIA VIVA”