(Évora)
Portugal é um país extremamente religioso. A religião nesse país é algo muito forte e muito presente. Alguns dos maiores monumentos de Portugal são igrejas.
Comprovei isso porque são muitas as Igrejas; em cada lugar da cidade de Lisboa e em outras cidades que visitei, você depara com muitas e muitas!
Acima e também abaixo, a Igreja anexa ao Mosteiro dos Jerônimos.
Na foto abaixo, vemos duas Igrejas no Porto: a Igreja do Carmo, de 1768 e a Igreja dos Carmelitas Descalços, de 1628, que é famosa devido a sua lateral em azulejos azuis. Parece uma igreja só, mas não é. Elas estão “coladas”. E entre elas há uma pequena casa considerada a mais estreita de Portugal. Fechada por muitos anos, a Casa Escondida foi aberta para visitação no ano passado.
E aqui está ela, vista de um pouco mais longe.
Antigamente a religião oficial de Portugal era o catolicismo. Atualmente existe uma Lei da Liberdade Religiosa que separa o Estado das Religiões. O Estado português é declarado não-confessional, ou seja, não adota nenhuma religião oficial.
Na foto acima, um monumento único por ser uma ruína a céu aberto: o Convento do Carmo!
No topo de uma das colinas de Lisboa, está uma das maiores memórias do terremoto de 1755: as ruínas da Igreja do Carmo. No interior, a nave completamente descoberta relembra que pouca coisa ficou em pé após os tremores e o consequente incêndio, que consumiu praticamente todo o interior da construção. O que sobrou são os altos arcos ogivais e a fachada gótica.
Na foto abaixo, a Igreja de Santo Antonio, em Lisboa.
Em Portugal as festas religiosas são muito importantes e todas as cidades possuem. As romarias, procissões e peregrinações ainda são muito presentes no país. A Semana Santa e São João são importantes datas para a Igreja Católica em Portugal, bem como para o turismo das cidades portuguesas.
Acima, a Igreja dos Clérigos, no Porto e abaixo a Igreja da Graça em Lisboa.
Abaixo, a Sé do Porto.
E para finalizar, a Catedral de Lisboa.
Foram muitas fotos, muitos passeios e encantamentos!
Agradeço aos meus filhos: Viviane, Fabiane e Paulo Emílio por me proporcionarem essa viagem inesquecível!
Agradeço a Fabi por me receber em sua casa, servir de guia, mostrar tudo com carinho, fazer fotos lindas e cuidar de mim enquanto eu subia e descia os intermináveis degraus onde ia.
Acima um por do sol, foto tirada por ela de dentro do ônibus na volta de Évora.
Encerrando, uma foto do alto do morro, no Castelo de São Jorge em Lisboa.
“MUDASTE O MEU PRANTO EM DANÇA, A MINHA VESTE DE LAMENTO EM VESTE DE ALEGRIA, PARA QUE MEU CORAÇÃO CANTE LOUVORES A TI E NÃO SE CALE. SENHOR, MEU DEUS, EU TE DAREI GRAÇAS PARA SEMPRE!” Salmos, 30- 11 e 12
No próximo post não perca o Aniversário de 10 anos do blog!














