A Academia Mourãoense de Letras (AML) foi convidada a conhecer o recém inaugurado Memorial Coamo, através de nosso confrade e jornalista Ilivaldo Duarte que desenvolve um papel importante diante dessa Cooperativa há 40 anos.

“O Memorial Coamo é um espaço concebido para apresentar a história e as conquistas coletivas da Coamo e de seus cooperados. Aqui, mergulhamos nas narrativas que, guiadas pelos valores cooperativistas, moldaram pessoas, comunidades e as regiões onde a Coamo deixou sua marca.”

Aqui, logo na entrada do prédio, onde esperamos para nos reunir e começar o passeio.

Na entrada da visitação propriamente dita, através de recursos de alta tecnologia, quem nos dá as boas vindas, é nada mais, nada menos que o presidente da empresa, Aroldo Gallassini.

O memorial está organizado em três eixos principais:

PASSADO- trajetória histórica

PRESENTE- a Coamo hoje

FUTURO- a Coamo amanhã.

Nesse jipe (representando fielmente àquele que foi o primeiro a rodar pelas estradas poeirentas) pegamos uma carona enquanto Gallassini nos contava sobre sua história de vida e como ele idealizou a cooperativa.

E conhecemos toda a trajetória , desde os primórdios, a sala dos fundadores, os pioneiros, ouvimos depoimentos de cooperados e sempre atentos a tudo que víamos e ouvíamos; realmente uma imersão na história!

Sobre a atualidade, vimos os processos de produção, industrialização e logística além da Copa Coamo, que é sem dúvida, uma atração em todo o nosso estado.

Abaixo os TRÊS PILARES.

A harmonia entre cooperados, diretoria e funcionários que formam esses três pilares que sustentam a cooperativa.

Através desse corredor, a magia começa a acontecer!

É o futuro, um desafio promissor, onde nossas ações se refletem na construção de um futuro mais colaborativo e sustentável.

Estávamos quase encerrando, quando em uma sala fechada, luzes apagadas e um toque, presenciamos nas paredes, teto, sob nossos pés, toda a beleza do campo, sementes germinando, crescendo, dando frutos, em uma tecnologia tamanha que pensávamos ser impossível de ver!

Maravilhoso!!!

Saímos para uma foto na capa da Revista Coamo, um registro para a posteridade.

(Cristina, Sinclair, Hermínia e eu)

A visita levou quase uma hora e meia e, quando saímos, a noite começava a cair e fizemos uma última foto nas escadarias.

“O MEMORIAL COAMO É MAIS QUE UM ESPAÇO FÍSICO; É UMA CELEBRAÇÃO DA RESILIÊNCIA, DO TRABALHO COLETIVO E DO POTENCIAL TRANSFORMADOR QUE RESIDE EM CADA UM DE NÓS.”

Observação: se quiserem conferir a visita que fiz “Um Luxo de Memorial”, em Luanda, Angola, é só clicar. Vale a pena conhecer também!

“…O QUAL É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL, O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO; PORQUE NELE FORAM CRIADAS TODAS AS COISAS QUE HÁ NOS CÉUS E NA TERRA…” Colossenses, 1- 15 e 16

Deixe um comentário